Sobre
O Jardim Alfazema propõe uma Educação para o Ser inteiro, numa visão integral do desenvolvimento humano e de uma educação dedicada ao desabrochar do potencial de cada criança enquanto ser único, pleno de talentos e capacidades, inspirando entusiasmo pela aprendizagem contínua, criatividade e reverência pela Vida.
Esta iniciativa surge como um projeto da “Associação Desperta Alfazema – Associação de Desenvolvimento Pessoal e Bem-Estar”, com sede em Grândola, que tem como fim, a dinamização de atividades que fomentem o desenvolvimento e realização pessoal, bem como a promoção do bem-estar físico, emocional, mental e espiritual.
A prática educativa do Jardim Alfazema é fundamentada numa visão holística do ser humano e no reconhecimento da Educação como uma arte e uma prática espiritual. Inspira-nos a Pedagogia Waldorf, de Rudolf Steiner, uma pedagogia humanista e progressista, assente num conhecimento profundo do desenvolvimento da criança. A pedagogia Waldorf, cujo valor é reconhecido pela UNESCO, é uma referência mundial de uma Educação para a Paz, para um Desenvolvimento Humano integral, saudável e sustentável.
A abordagem pedagógica deste projeto procura acarinhar e nutrir a experiência vital da infância e desenvolver no jovem ser humano as qualidades necessárias para que saiba construir, em liberdade, o seu próprio caminho individual no mundo. Principalmente, procura despertar a vontade de atuar no mundo de forma cada vez mais consciente, de procurar continuamente o conhecimento de si mesmo e assumindo a realização dos seus ideais com criatividade, flexibilidade, responsabilidade e capacidade de questionar e de se relacionar.
"A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas."
Rudolf Steiner
QUEM SOMOS
Este projeto partiu de um grupo de pais e mães portugueses, com formação em áreas diversas (ciências, humanidades, pedagogia, artes, engenharia, saúde, terapias, desenvolvimento comunitário) e que sentiram a necessidade de encontrar uma alternativa de educação saudável para as suas crianças, verdadeiramente focada nas suas necessidades de desenvolvimento, que alimente o ser por inteiro - física, mental, emocional e espiritualmente - uma educação com cabeça, coração, mãos e alma, para que possa responder adequadamente aos desafios do nosso tempo.
O projecto começou a desenvolver-se no final de 2013 e três anos depois, em Dezembro de 2016, iniciou a sua atividade regular com as crianças e famílias no espaço recuperado da antiga Escola Primária de Santa Margarida da Serra, no Concelho de Grândola.
Equipa
Gilberto Soares
Belinda Sobral
Carla Guiomar
Christina Bravo
Susana Guerreiro
Rui Brissos
Marta Leitão
Liliana Serranheira
Ana Ferreira
Teresa Pedroso